top of page

A primeira vez, ninguém esquece

  • Foto do escritor: Auro Valizi
    Auro Valizi
  • 27 de out.
  • 2 min de leitura

Zé Valizi recorda a primeira apresentação em circo



Imagem ilustrativa (Crédito: Auro Valizi/2014)
Imagem ilustrativa (Crédito: Auro Valizi/2014)

Foi no final da década de 1950 que a dupla “Valizi & Valizinho”, acompanhada pelo amigo e acordeonista Osvaldinho (já éramos um trio), se apresentou pela primeira vez em um circo. Vou contar como isso aconteceu…


O meu irmão Valizinho havia composto a música “Terra das Três Colinas”, em homenagem ao centenário do município de Franca-SP. O meu irmão Tonico, que estava residindo em Franca, inscreveu-nos para participarmos do programa de auditório da Rádio Hertz (Franca-SP), ocasião em que tivemos a oportunidade de cantar essa música pela primeira vez naquela cidade.


Algum tempo depois, a convite de Catito e Tininho, que eram os apresentadores do programa, apresentamo-nos pela segunda vez no auditório da Rádio Hertz, ocasião em que cantamos novamente, dentre outras músicas, a canção “Terra das Três Colinas”.


Um ouvinte da rádio, chamado Pascoal (se não me falha a memória), ficou fã dessa música. E como ele era amigo do Tonico (meu irmão), perguntou-lhe se o nosso trio gostaria de se apresentar em um circo que estava armado perto da casa dele. É que o Pascoal havia feito amizade com o dono do circo e, se quiséssemos, ele conseguiria para nós essa apresentação. Era o Circo Piratininga, muito famoso naquela época.


Dessa forma, fizemos um show naquele circo numa noite de sábado, em que cantamos somente canções de nossa autoria, pois o Valizinho era compositor e tínhamos várias músicas. Foi quando tivemos a oportunidade de cantar, mais uma vez, a música “Terra das Três Colinas”. Quando terminamos de cantar, o circo inteiro, que estava lotado, aplaudiu-nos de pé, pois é uma música com uma letra muito bonita que enaltece as virtudes daquele município.


Como não gravamos essa música, nunca mais os francanos tiveram a oportunidade de nos ouvir novamente cantando-a. Porém, em nossas apresentações no programa de auditório da Rádio Hertz e no Circo Piratininga havia muitas crianças e jovens que ainda hoje são vivos, e que talvez se lembrem daquela ocasião em que tiveram a oportunidade de conhecerem uma canção que reverencia os atributos que o município de Franca possuía naquela época do seu centenário, muitos dos quais permanecem até hoje.


E foi assim que nos apresentamos pela primeira vez em um circo, onde tivemos a oportunidade de cantarmos nossas músicas, homenagearmos Franca e ainda sermos aplaudidos de pé, o que nos proporcionou um momento memorável. (por Zé Valizi)


(Matéria revisada/reeditada; publicada originalmente em “Fazendinha do Valizi – Memórias de José Valizi”, outubro/2014).


Comentários


©2019 by Miscelânea. Proudly created with Wix.com

bottom of page