Artistas de Ituverava na festa de Barretos
- Auro Valizi
- 18 de ago.
- 2 min de leitura
Trio fez bonito e destacou-se no festival
(Por Auro Valizi)
O município de Barretos (SP), cuja origem data de 25 de agosto de 1854, está completando neste mês de agosto 171 anos de fundação. E embora o nosso município de Ituverava (SP) seja mais antigo (fundado em 1818), coincidentemente a data de emancipação político-administrativa de ambos é a mesma: 10 de março de 1885.
Ao longo da sua existência, Barretos foi desenvolvendo-se e ganhando destaque, tornando-se conhecido nacional e internacionalmente. Na área de saúde, por exemplo, é onde fica o maior centro de prevenção e tratamento oncológico (câncer) da América Latina: o Hospital de Amor.
Outro grande destaque do município é na área cultural: a Festa do Peão de Barretos, considerada o maior festival de rodeio da América Latina, e que neste ano realiza a sua septuagésima edição. E por falar na Festa do Peão, não podemos nos esquecer da ocasião histórica em que artistas ituveravenses destacaram-se musicalmente nessa renomada festa.
Era o ano de 1959 quando o Pérsio de Piratininga de Assunção Sen (em memória), então diretor da Rádio Cultura de Ituverava, inscreveu o trio “Valizi, Valizinho e Oswaldinho” para participar do festival musical da Festa do Peão de Barretos, que naquele ano realizava a sua quarta edição.

Importante esclarecer que, diferentemente dos dias atuais, em que na Festa do Peão de Barretos apresentam-se artistas conhecidos do grande público, nos primórdios da festa não havia apresentações de artistas famosos. Na festa de 1959, o que havia era um festival musical (uma competição) em que os artistas inscritos não podiam ser profissionais (com discos já gravados, por exemplo). Portanto, os participantes eram artistas amadores, conhecidos apenas em suas próprias cidades e circunvizinhança.
Assim, o trio “Valizi, Valizinho e Oswaldinho” partiu rumo a Barretos para disputar com quase cinquenta competidores (duplas e trios musicais). O trio ituveravense apresentou-se durante os quatro dias do festival e, ao final, sagrou-se vice-campeão. O festival foi realizado no centro da cidade, na praça Francisco Barreto — naquela época ainda não existia o atual Parque do Peão —, que ficou lotada pelo público, tendo sido aquela a maior plateia para a qual o trio apresentou-se ao vivo. Foi um momento relevante e marcante para o trio de Ituverava.
O radialista aposentado Zé Valizi — atualmente com 93 anos de idade e único remanescente do trio — pretende trazer a público, ainda neste ano, suas lembranças, suas memórias sobre os bastidores da participação do trio na quarta edição da Festa do Peão de Barretos (1959). Zé Valizi diz que há muitas curiosidades e momentos engraçados por trás dessa participação do trio na festa de Barretos. Então, ficaremos na expectativa desse resgate.
Comentários