top of page

Bifurcações da vida: qual caminho seguir?

  • Foto do escritor: Auro Valizi
    Auro Valizi
  • 17 de mai. de 2019
  • 1 min de leitura

Bifurcações d vida: qual caminho seguir?
Crédito: freeimages.com

A nossa existência é como uma jornada através de uma longa estrada: a estrada da vida. E de tempos em tempos aparecem pelo caminho algumas bifurcações, e a gente tem de escolher qual caminho seguir: o da esquerda ou o da direita.


Às vezes a escolha é fácil, simples e rápida, pois um dos caminhos nos levará a algo que almejamos muito. Outras vezes, a escolha é difícil de ser feita, pois ambas as direções nos conduzirão a coisas distintas, as quais desejamos igualmente. Neste caso, resta-nos escolher uma das direções e seguirmos em frente, sem lamentarmos por não termos escolhido a outra direção.


E quando nenhuma das direções nos agrada, o que fazer? Voltar, não dá; pois a vida é uma jornada somente de ida. Pode até ser que algum caminho que ainda virá pela frente nos conduza de volta a lugares por onde já passamos, possibilitando-nos resgatar algo que deixamos para trás; mas, dar meia-volta e retornar pelo mesmo caminho através do qual chegamos até aqui, não é possível.


Quando isso acontece, podemos, bem no meio da bifurcação, entre as duas direções, abrirmos um novo caminho. Sim! Quando os caminhos existentes não correspondem aos desejos do nosso coração, ainda assim podemos usar as “ferramentas” (conhecimento, habilidades, experiência, sabedoria etc.) que trazemos conosco e construirmos uma alternativa, abrindo um novo caminho que nos leve ao destino sonhado.


Portanto, acredito que assim devemos agir diante das bifurcações da vida: escolher um dos caminhos e seguir em frente, sem lamentar por não ter escolhido o outro. Ou então, se as opções não agradarem, construir um caminho alternativo, que nos conduza aos nossos objetivos.

Commentaires


©2019 by Miscelânea. Proudly created with Wix.com

bottom of page