De volta ao passado
- Auro Valizi
 - 27 de set.
 - 2 min de leitura
 
Artistas revisitam Barretos-SP após 60 anos
(Por Auro Valizi)
Em fevereiro de 2020, os amigos e artistas da música Zé Valizi e Oswaldinho Mendes (em memória) retornaram à cidade de Barretos-SP para percorrerem os lugares onde estiveram, 60 anos antes, participando do festival musical da 4.a Festa do Peão (1959) como integrantes do trio “Valizi, Valizinho e Oswaldinho”.
A visita começou pelo Parque do Peão, o qual eles não conheciam porque em 1959 o parque ainda não existia. No Memorial do Peão (dentro do parque) foram recepcionados por Emílio Carlos dos Santos (Kaká), então vice-presidente de Os Independentes, a quem os artistas contaram um pouco sobre a participação do trio na festa de 1959, e também ouviram do Kaká um pouco sobre a história de Os Independentes.
Após conhecerem o parque, Zé Valizi e Oswaldinho visitaram os seguintes locais: 1) Praça Francisco Barreto, que foi palco do festival musical do qual o trio participou, sagrando-se vice-campeão. 2) Recinto Paulo de Lima Corrêa, onde era realizada a Festa do Peão até o ano de 1984; a partir de 1985, o evento passou a ser no atual Parque do Peão. 3) Local onde ficava o Hotel Figueiredo, no qual o trio ficou hospedado em 1959 e que ficava próximo à estação ferroviária; infelizmente, não foi possível rever o hotel, pois em seu lugar surgiu outra edificação.
Aproveitaram também para visitarem o padre José Antônio Mainardi (da Paróquia São Benedito, de Barretos), o qual atuara tempos atrás na Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Ituverava-SP).
Nas fotos desta publicação estão eternizados alguns momentos da visita de Zé Valizi e Oswaldinho a Barretos, seis décadas após a participação deles na Festa do Peão de 1959.
O Padre José Mainardi veio a falecer em maio/2022, e o Oswaldinho em julho/2023. Zé Valizi permanece vivo, rumo ao seu, quiçá, centenário de vida. (Fotos/crédito: Auro Valizi; Diego Rodrigues; fevereiro/2020)

























Comentários