top of page
  • Foto do escritorAuro Valizi

Dupla ribeirão-pretana grava homenagem a Ituverava

Lançada pela dupla Enzo & Murillo, a canção é de autoria de Dini Márton


(Por Auro Valizi)


A cidade de Ituverava, interior do estado de São Paulo, acaba de ganhar uma homenagem através da música “Lembranças da Minha Terra”, com interpretação da dupla ribeirão-pretana Enzo & Murillo. A canção é de autoria do teatrólogo, ilusionista e compositor Dini Márton.

Dupla Enzo & Murillo (Crédito da imagem: Facebook @enzoemurillo.com.br)

Entretanto, a composição é antiga. No ano de 1985, a cidade de Ituverava-SP festejava o seu centenário de emancipação político-administrativa. Como parte dos festejos, foi promovido um festival musical. Naquela ocasião, essa canção foi defendida no festival, ou seja, interpretada ao vivo, pela dupla Giramar & Maraji e seu conjunto. Após o festival, a composição foi “guardada na gaveta” — como se diz no meio musical — até os dias de hoje.


E agora, passados 37 anos, Dini Márton tem a satisfação de ver a sua obra gravada pela dupla Enzo & Murillo, contentamento esse que se torna ainda maior pelo fato de um dos integrantes da dupla, o Enzo, ser neto dele. E para os filhos de Ituverava, o prazer é igualmente enorme porque a cidade passa a ter mais uma linda homenagem em forma de música.


Sobre o compositor Dini Márton


Dini Márton reside atualmente na cidade de Ribeirão Preto-SP, mas já morou também em Ituverava. E eu, Auro Valizi, me refiro a ele de uma maneira bem pessoal, porque Márton e o meu pai, Zé Valizi, são amigos de longa data. Meu pai diz que Márton, quando morava em Ituverava, era técnico em aparelhos de televisão e rádio, e prestava serviços nesse segmento.

Dini Márton com a esposa Irene (Crédito da imagem: fornecida por Dini Márton)

Que eu me lembre, conheci Dini Márton na década de 1970, quando eu ainda era uma criança. Em uma visita ao meu pai, Márton chegou em seu automóvel Gordini. Foi a primeira vez que vi um Gordini, numa época em que existiam poucos carros na cidade. E então meu pai me apresentou Márton pelo seu nome de batismo (Sebastião Cardoso).


Eu, naquela mesma década de 70 e ainda criança, pude assistir ao vivo a uma apresentação de ilusionismo do Dini Márton. O evento foi na cidade de Guará-SP, vizinha a Ituverava. Com seus truques de mágica, fiquei encantado vendo objetos sumir e aparecer diante dos meus olhos. Foi o primeiro show de mágica que presenciei na vida. E assim, o Gordini e o show de mágica de Dini Márton fazem parte da minha memória afetiva dos tempos de criança.


O talento artístico de Márton vai além da música e do ilusionismo, abrangendo também trabalhos no segmento teatral. Se por um lado o seu neto Enzo herdou do avô o talento para a arte musical, por outro lado o seu outro neto Tutty Mendes herdou do avô o talento para as artes cênicas. Tutty Mendes, que estudou teatro e também rádio e TV, é ator e já participou de três filmes. No último festival do qual participou, Tutty Mendes ganhou o prêmio de melhor ator.

Tutty Mendes com seu prêmio de Melhor Ator (Crédito da imagem: reprodução Facebook @sebastiao.s.cardoso)

E quem deve estar muito orgulhosa dessa família é a Irene, esposa do Dini Márton, pois, além do marido, foi agraciada pela vida com dois netos também artistas.


Auro Valizi (jornalista, radialista e compositor)

81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page