top of page

O surgimento da dupla Valizi & Valizinho

  • Foto do escritor: Auro Valizi
    Auro Valizi
  • 1 de out.
  • 2 min de leitura

Em suas lembranças, o radialista aposentado Zé Valizi recorda o surgimento da dupla musical formada por ele e o seu irmão Osvaldo (em memória).


Valizi (esquerda) e Valizinho; década de 1950 (Crédito: Zé Valizi/acervo pessoal; reprodução)
Valizi (esquerda) e Valizinho; década de 1950 (Crédito: Zé Valizi/acervo pessoal; reprodução)

Zé Valizi diz que os pais dele, o casal Júlio Valisi e Amábile Fanan, descendentes de italianos, tiveram onze filhos: Henrique, Antônio, Julieta, Maria, José (Zé Valizi), Osvaldo, Helena, Zilda, Jonas, Alberto e Dirce. Embora apreciassem música, o casal não demostrava possuir aptidões musicais. Entretanto, todos os seus filhos possuíam alguma habilidade musical. Ao menos, todos eram cantantes, lembrando um bando de passarinhos a cantar.


Os irmãos mais velhos, Henrique e Tonico, desde jovens sabiam tocar violão e bandolim, sendo que o Tonico também tocava violino. Ora como dupla, ora com outros músicos — com os quais formavam um conjunto —, apresentavam-se em festas nas fazendas, chamadas à época de “show baile”. E foi nessas apresentações que o então menino Zé Valizi foi introduzido ao conjunto musical, tocando pandeiro.


As irmãs Julieta e Maria cantavam bem em dueto, mas não se apresentavam em festas. Cantavam apenas em casa, para a família, e nos terços realizados nas colônias das fazendas.


Assim, inspirado pelos irmãos Henrique e Tonico, e pelas irmãs Julieta e Maria, o Zé Valizi começou a cantar com o irmão Osvaldo, nascendo a dupla “Zé Valizi e Valizinho”; eles tinham 15 e 13 anos de idade, respectivamente. Tempos depois, mudaram o nome da dupla para “Valizi & Valizinho”.


No princípio, apresentavam-se apenas nas festas das fazendas. E como ainda não sabiam tocar violão, apenas cantavam. Os irmãos Henrique e Tonico é que faziam o acompanhamento instrumental para a jovem dupla. Mas logo o irmão Henrique os ensinou a tocar violão.


Em 1951, o pai do Zé Valizi comprou um rádio a pilha; a pilha era tão grande que pesava mais de sete quilos. Com o aparelho, a família começou a acompanhar, lá da fazenda, a programação da Rádio Cultura de Ituverava (inaugurada em 1947), de outras rádios da região e de grandes centros urbanos, tais como São Paulo e Rio de Janeiro.


Em 1952, a Rádio Cultura de Ituverava inaugurou o programa “Brasil Sertanejo”. Era um programa dominical, de auditório, em que artistas locais e de cidades vizinhas se apresentavam ao vivo. Zé Valizi e seu irmão Osvaldo ouviram pelo rádio o programa de estreia. E no domingo seguinte a dupla “Valizi & Valizinho” já estava participando do programa, tornando-se atração fixa durante nove anos.


O programa “Brasil Sertanejo” da Rádio Cultura proporcionou visibilidade à dupla, tornando-a conhecida em Ituverava e região. A dupla passou a apresentar-se também em cidades da região, em circos, participou do festival da Festa do Peão de Barretos-SP (1959) e gravou um disco autoral (1965). No repertório de “Valizi & Valizinho” havia músicas autorais e também muitas do repertório da dupla “Tonico & Tinoco”, da qual eram fãs. A dupla destacou-se no cenário musical ituveravense da época e tornou-se parte das lembranças do público que os assistia.


Na trajetória da dupla, por um período o amigo acordeonista Oswaldinho Mendes juntou-se a ela, formando o trio “Valizi, Valizinho e Oswaldinho”. Valizinho faleceu em 2000; Oswaldinho em 2023; e Valizi (Zé Valizi) continua vivo, rumo ao seu centenário de vida, quiçá.


Comentários


©2019 by Miscelânea. Proudly created with Wix.com

bottom of page